sábado, 1 de maio de 2010

Ação dos Leigos evangelizadora

Ação dos Leigos evangelizadora




A Igreja Nasceu com uma Missão de Expandir o Reino de Deus terra na, Fazendo com Que Toda Salvação da Humanidade participe e orientando, Através dos Homens e Mulheres, O Mundo Inteiro parágrafo Cristo. Todos Os MEMBROS da Igreja Possuem uma Vocação Para a Missão de Evangelização. Como, em Organismo UM, softwares antigos MEMBRO se porta De maneira passiva, Mas participação da Vida do Corpo, também assim, Corpo de Cristo não, softwares antigos Elemento É meramente passivo, mas, "segundo uma atividade destinada uma CADA MEMBRO, produz o engrandecimento do corpo "(Ef 4, 16). EXISTE NA Igreja Diversidade de Serviços, Unidade de Missão Mas. Os Leigos participam do múnus sacerdotal profético, e Régio de Cristo e compartilham uma Missão de todo o povo de Deus nd Igreja e não mundo (AA 2). Realizam, verdadeiramente, QUANDO SUA Vocação dedicam se santificar um bis evangelizar uma Humanidade, e animar e aperfeiçoar uma Sociedade com o Espírito do Evangelho. Já Que É característico do estado leigo viver em Meio ao Mundo e Negócios EAo seculares, são eles chamados Por Deus parágrafo exercer Seu Trabalho pastoral Como fermento nenhum mundo (AA 2).



Leigos e leigas dez Não Apenas o dever, Mas tambem o Direito de Participar ativamente da Missão da Igreja. Unidos a Cristo Pelo Batismo, inseridos Como MEMBROS de Seu Corpo e fortificados Pelo Espírito Santo, recebem do Próprio Cristo uma delegação n º Seu Trabalho Apostólico. São consagrados parágrafo Formar o sacerdócio Régio e povo santo, De que maneira, como Todas Por Ações SUAS, oferendas e apresentem um Deus, Por Toda uma parte, considerem Testemunho do Cristo (AA três). Dever É tambem de Todos os cristäos Colaborar n. Que uma Mensagem de Salvação e conhecida Seja Por Toda Acolhida uma Humanidade. Diversos Ss dons concedidos e Carismas A TODOS OS cristäos aceitos e colocados devem Ser um Serviço de Todos, com vistas à Edificação da comunidade humana (AA 3).



Leigos e leigas Não TEM Apenas Uma atividade pastoral de Colaboração UO de suplência dos ministros ordenados. em Função do Próprio sacramento recebido, o Batismo, São consagrados e ungidos com Uma Vocação Específica Próprio Ministério e hum, um Ser Igreja e sociedade Realizado nd nd. Como MEMBROS da Igreja, participam ativamente da Liturgia, trazem Para a comunidade OS Que se Encontram afastados dela, catequese nd colaboram e não da Palavra Serviço, OS administram Bens da Igreja, reerguem o animo dos pastores e do povo, e Tornam O trabalho pastoral Mais Eficaz (AA 10). Como cidadãos, trabalham incansavelmente para quê uma Sociedade Cresça Liberdade nd e não Democrático Espírito, e se estruture reconhecendo o Direito de Todos, sem exclusões, Vivendo nd Justiça das relações sociais e tornando assim, humana e fraterna Mais.



Toda uma espiritualidade dos Leigos É orientada Para a SUA Missão Mundo não, Já Que Este e Seu Caminho de santidade. Enquanto cumprem corretamente como mesmas Funções do Mundo Nas condições ordinárias da Vida, De que modo operacional da família Nem Cuidados, Nem OS Assunto Outros seculares devem Ser Estranhos A SUA espiritualidade (4 AA), que Já as alegrias e de Esperanças, como tristezas e como Angústias dos Homens de hoje, Pobres Sobretudo OS e de Todos os Que sofrem, tambem como São Alegrias e Esperanças, como tristezas e como Angústias dos Discípulos de Cristo (GS 1). Unidos a Cristo, dedicam-se, assim, à Expansão do Reino de Deus, Vivendo sem o Espírito das Bem aventuranças, Animando e aperfeiçoando como Coisas do Mundo. Sua espiritualidade caracteristicas peculiares TEM, E, POR ISSO promovem, a competencia profissional, o Espírito da família e de cidadania, e tambem OS Valores Que Fazem parte das relações sociais, honestidade como, o espirito de Justiça, a autenticidade, a afabilidade, a Coragem, pois, sem isso, a Vida Cristã Não podera subsistir (AA 4).



A Ação Salvadora de Jesus Incluí A renovação das Estruturas do Mundo, Já Que É uma Pessoa Humana DEVE Que Ser salva, a EA Sociedade humana Que Precisa Ser Renovada (GS 3). Portanto, a Missão da Igreja Não Consiste tão EAo LeVar Homens em uma Mensagem de Cristo e Sua Graça, Mas tambem Penetrar em fazer evangélico Espírito Realidades como temporais. Os Leigos, AO realizarem uma Missão da Igreja, exercem NA SUA Missão Igreja Que Está no Mundo, Tanto Espiritual Ordem nd nd Quanto temporal. (AA 5).



Leigos e leigas participam ativamente, A SUA maneira, fazer da Palavra e dos sacramentos Serviço, a EA eles se Abrem inúmeras ocasiões de Trabalhar parágrafo Evangelização e santificação da Humanidade, Seja Individualmente Grupos em UO e comunidades. Seu Próprio Testemunho de Vida Cristã Já e importante Trabalho Apostólico, Mas tambem podem anunciar Cristo Através de palavras, Que Dão como Razões de Esperança SUA (AA 6). O Plano de Deus porém, E a Salvação do Mundo Inteiro. Todas Realidades como constituinte Que A Ordem temporal, Como OS Bens da Vida e da família, uma cultura, economia, artes e Profissões, Instituições Políticas, Relações Internacionais e Outros Assuntos Teor Desse, Junto com SUA Evolução e Progresso, São tambem campo de Ação pastoral do laicato, e isso de especial MANEIRA. Como Realidades do Mundo autonomia TEM SUA Própria, adaptam-se as Condições Diferentes dos Lugares, tempos e Povos, e devem adequar-se EAo Princípios e valores do Evangelho de Jesus (AA 7).



É Exatamente Por que isso uma Ação de Caridade e Promoção Humana Como É Que o Segredo da Ação apostólica dos Leigos cristäos. A Missão da Igreja Passa Pelo Exercício concreto da Caridade, de tal forma Que, alegrando-se com a Iniciativas de Ações Outros e uma Igreja reinvindica como Seu obras de Caridade Como Direito e dever inalienável. Por isso, em dez ELA alta Consideração todo Serviço Realizado em favor dos Pobres e Doentes, e Toda Ação de Solidariedade e de Promoção Humana (AA 8). O Exercício da Caridade Cristã Exige Que se veja uma Próximo sofredor não há imagem de Deus, Que se respeite a Liberdade e Dignidade dos Pobres e Necessitados; Que Não se Vantagem Pessoal OU Busque Desejo de dominção; Que se elimine um dos homens Causa e Não Apenas SEUS Efeitos; Que Não se promova assistencialismo OU dependencia, Mas se aja para quê OS Pobres alcancem A SUA Libertação (AA 8).



Texto Retirado do Manual do 1o. Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo (Pgs 101 a 105)



Siglas usadas referencias NAS do texto:

AA - Apostolicam actuositatem

GS - Gaudium et Spes

Nenhum comentário:

Postar um comentário