segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Assisti uma matéria no Fantástico Show da Vida, sobre os AMIGOS DO BEM.

Assisti uma matéria no Fantástico Show da Vida, sobre os AMIGOS DO BEM.


Na verdade foi um acidente, pois há tempos não gasto meu sagrado tempo com esse programa da TV Globo, pois para mim ele virou uma invenção virtual irreal. As matérias nesse programa são veiculadas sem credibilidade, melhor nunca sabemos o que é real e o que é virtual. Mas, como eu disse nesse último domingo, pós dia de Natal me “emburreci” um pouco com tal programa. O que me faz gastar esse tempo parece algo sem importância, mas incomodado toda vez nos hipermercados de São Paulo, por alguns vestidos de coletes arrecadando doações nos caixas me fez refletir sobre o que assisti. A reportagem na íntegra pode ser vista no site http://amigosdobem.org.br/amigos-do-bem/noticias/208/fantastico-retrata-nosso-trabalho-no-sertao . Nessa reportagem vi com bons olhos a iniciativa de arrecadar doações para nossos irmãos sofridos do nordeste. Fiquei envergonhado de ver tanta gente amigas do bem mudando rumos de vida de brasileiros, e eu, aqui parado achando que faço muito pela nação. Ouvi depoimento de pessoas que recebem as doações, falas de fazer chorar! Mas nessa história algo me incomodou. As pessoas beneficiadas pelas doações passam a ser voluntárias, mas isso não é bom , você deve estar se perguntando. Sim isso é bom o voluntariado é algo que cresceu muito e tem sido um caminho de construção de solidariedade e vida para muito. Mas o incomodo é por não encontrar resposta ao que lá vi e ouvi. Falou a reportagem que a ONG Amigos do Bem plantou milhares de pés de caju, que são cultivados pelos que recebem as doações de alimentos, roupas etc.... pessoas que se fazem voluntárias no cultivo de enormes plantações de caju. A reportagem destacou que a polpa da fruta é comercializada para suco e que a castanha é cara e também comercializada... daí nasceu a pergunta: de quem é o lucro desse cultivo de caju? Como a reportagem não diz, minha memória remeteu às práticas dos grandes donos de fazendas que pagavam o salário para seus empregados, mas o mesmo salário ficava na “venda” em que compravam seus mantimentos. Ainda pensei “ganham 30 quilos de alimentos” e produzem fortunas para o dono da plantação de caju. Seria melhor que os AMIGOS DO BEM repudiassem a reportagem e esclarecessem de quem são aquelas terras e a serviço de quem os “voluntários” nordestinos trabalham!

3 comentários:

  1. Afonso Celso12/28/2010 7:09 PM

    Professor Galiani, boa tarde!

    Não tenho autorização para falar em nome da ONG Amigos do Bem, mas, acredito que, como voluntário que sou, tenho como esclarecer alguma coisa.

    A ONG Amigos do Bem, existe há vários anos, atuando com o coração, para tentar minorar as dificuldades existentes naquela região de atuação do nordeste brasileiro.

    Nosso "trabalho" visa a união de forças com o intuito de alcançar nosso objetivo único, que é fazer o bem, simplesmente, fazer o bem.

    Portanto, o lucro que motivou a dúvida, não se justifica, uma vez que uma ONG não é uma empresa que visa lucro financeiro, mas sim, melhorar o quanto possível a vida daqueles que necessitam dessa ajuda.

    O que pode chamar a atenção de muitos, é a quantidade de alimentos que conseguimos arrecadar.

    Muitas a pessoas nos mercados, nos procuram querendo saber como esses alimentos chegam até o destino, quem os leva e como é feita a triagem das famílias que serão beneficiadas.

    Portanto, fica aqui um convite, para que na próxima arrecadação, o senhor possa obter maiores informações, e, com isso, melhor se posicionar quanto ao nosso "trabalho".

    Meu nome é Afonso Celso, sou advogado em São Paulo, e com muita honra, sou voluntário da ONG Amigos do Bem, e, se depender de mim, quero continuar, fazendo o máximo que puder por essa causa.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. PROFESSOR,gostaria se possível de esclarecer todas as suas dúvidas, mas sugiro que o Sr. mesmo possa se informar. Há muitas reportagens no site, a ONG existe a muito tempo e é bem conhecida. Partindo de sua pesquisa acredito que passará a entender, como e porque somos mais de 5 mil voluntários.Nosso "trabalho" começa quando acreditamos e confiamos naquilo que estamos fazendo, e CREIA, um trabalho de puro amor ao próximo. Tenho certeza de que, com suas dúvidas esclarecidas, se sentirá a vontade para CRER em um trabalho voluntário digno.
    Meu nome é Rosemeire, sou professora em São Paulo e acredito que mais e mais pessoas possam se engajar na transformação de realidades díspares como as de nosso País.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Rosemeire e Afonso agradeço imensamente o comentário de vocês! Mas a forma com que o Fantástico Show da vida mostra esse tão precioso trabalho da ONG depõe contra ela. O que quero saber é de quem são as terras e as plantações de caju e porque aqueles irmãos nossos já tão sofridos pela seca e fome são voluntários? Por que eles não são contratados pela CLT? Para quem vai o lucro do trabalho deles? Essas são minhas dúvidas!!!!!! Quanto aos senhores voluntários que ficam nos mercados para fazer o bem E O FAZEM não tenho o que questionar, fico é envergonhado por não fazer nada para diminuir o sofrimento de humanos como eu!!!!!! Parabéns pelo vosso trabalho!!!!

    ResponderExcluir