sexta-feira, 17 de junho de 2011

OS ESTÁGIOS DA DOR DA MORTE

“Os 5 Estágios da Dor da Morte - A reação psíquica determinada pela experiência com a morte foi descrita por Elisabeth Kubler-Ross como tendo cinco estágios (Berkowitz, 2001):

Primeiro Estágio: negação e isolamento
A Negação e o Isolamento são mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante da morte. A intensidade e duração desses mecanismos de defesa dependem de como a própria pessoa que sofre e as outras pessoas ao seu redor são capazes de lidar com essa dor. Em geral, a Negação e o Isolamento não persistem por muito tempo.

Segundo Estágio: raiva
Por causa da raiva, que surge devido à impossibilidade do Ego manter a Negação e o Isolamento, os relacionamentos se tornam problemáticos e todo o ambiente é hostilizado pela revolta de quem sabe que vai morrer. Junto com a raiva, também surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento.

Nessa fase, a dor psíquica do enfrentamento da morte se manifesta por atitudes agressivas e de revolta; - porque comigo? A revolta pode assumir proporções quase paranóides; “com tanta gente ruim pra morrer porque eu, eu que sempre fiz o bem, sempre trabalhei e fui honesto”...

Transformar a dor psíquica em agressão é, mais ou menos, o que acontece em crianças com depressão. É importante, nesse estágio, haver compreensão dos demais sobre a angústia transformada em raiva na pessoa que sente interrompidas suas atividades de vida pela doença ou pela morte.

Terceiro Estágio: barganha
Havendo deixado de lado a Negação e o Isolamento, “percebendo” que a raiva também não resolveu, a pessoa entra no terceiro estágio; a barganha. A maioria dessas barganhas é feita com Deus e, normalmente, mantidas em segredo.

Como dificilmente a pessoa tem alguma coisa a oferecer a Deus, além de sua vida, e como Este parece estar tomando-a, quer a pessoa queira ou não, as barganhas assumem mais as características de súplicas.

A pessoa implora que Deus aceite sua “oferta” em troca da vida, como por exemplo, sua promessa de uma vida dedicada à igreja, aos pobres, à caridade ... Na realidade, a barganha é uma tentativa de adiamento. Nessa fase o paciente se mantém sereno, reflexivo e dócil (não se pode barganhar com Deus, ao mesmo tempo em que se hostiliza pessoas).

Quarto Estágio: depressão
A Depressão aparece quando o paciente toma consciência de sua debilidade física, quando já não consegue negar suas condições de doente, quando as perspectivas da morte são claramente sentidas. Evidentemente, trata-se de uma atitude evolutiva; negar não adiantou, agredir e se revoltar também não, fazer barganhas não resolveu. Surge então um sentimento de grande perda. É o sofrimento e a dor psíquica de quem percebe a realidade nua e crua, como ela é realmente, é a consciência plena de que nascemos e morremos sozinhos. Aqui a depressão assume um quadro clínico mais típico e característico; desânimo, desinteresse, apatia, tristeza, choro, etc.

Quinto Estágio: aceitação
Nesse estágio o paciente já não experimenta o desespero e nem nega sua realidade. Esse é um momento de repouso e serenidade antes da longa viagem.

É claro que interessa, à psiquiatria e à medicina melhorar a qualidade da morte (como sempre tentou fazer em relação à qualidade da vida), que o paciente alcance esse estágio de aceitação em paz, com dignidade e bem estar emocional. Assim ocorrendo, o processo até a morte pôde ser experimentado em clima de serenidade por parte do paciente e, pelo lado dos que ficam, de conforto, compreensão e colaboração para com o paciente.”


Sua leitura e reflexão podem sem ampliadas consultando a fonte do recorte acima, veja: Ballone GJ - Lidando com a Morte - in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, Internet, 2010 - disponível em http://sites.uol.com.br/gballone/voce/postrauma.html

10 comentários:

  1. O Filme "A Partida" nos mostra o quanto é importante as pessoas terem seus proprios principios e fazerem o bem acima de tudo, a morte sempre é inesperada e dificil de entende-lá, todos aqui na terra tem uma missão preparada por Deus, nada na vida é por acaso, por isso devemos sempre ser humanos acima de tudo e saber entender as escolhas que a vida nos oferece! Acredito eu, que todos devemos aceitar a morte e "morrer bem", "estar bem", e continuarmos a trajetória de vida sempre a procura de fazer o bem ao proximo com amor, honestidade, justiça, igualdade e principalmente humanização... SER HUMANO É TUDO!! Obrigado. Danielly S. Pereira TURMA=110

    ResponderExcluir
  2. A dor é temporária, pode durar um minuto, ou uma hora, um dia ou um ano, mais finalmente um dia ela vai acabar e alguma outra coisa tomará o seu lugar, ninguem sabe a dor do outro, ninguem sofre pela mesma dor, cada uma tem uma caracteristica diferente, temos que ter a aceitação da dor e tenta-la melhora-la com PAZ, AMOR, DIGNIDADE E ASSIM FAZER UM FIM DIFERENTE PARA A DOR, Negar a realidade faz parte de um momento de sofrimento do ser humano, devemos não causar danos algum a ninguem e dar uma boa assistência as pessoas para que assim tenham uma trajetória final de PAZ!
    DANIELLY S PEREIRA TURMA=110

    ResponderExcluir
  3. DOR, palavrinha tão pequena mais de um significado tão grande! Difícel é descrevê-la, mais o importante acima de tudo é o RESPEITO tanto á pessoa que se foi quanto a sua Família que aqui continua ...

    "A DOR é suportável quando conseguimos
    acreditar que ela terá um fim e não quando fingimos que ela não existe."
    (Allá Bozarth-Campbell)
    * Fernanda Nabiça - Turma 110

    ResponderExcluir
  4. Os 5 estágios da morte retratam o que todos nos iremos passar um dia, por mais que não quisermos são sentimentos inevitáveis quando perdemos alguém que amamos, são essenciais para que possamos continuar a vida após uma grande perda.LETÍCIA TURMA 106

    ResponderExcluir
  5. Aceitar a morte, nunca, você se conforma e se consola, um ente querido você jamais esquece. Se consola com as recordações, as lembranças boas te conforta. No inicio da perda , comumente se questiona o porque não fez mais pela pessoa , pois poderia. Se deprime por não ter dito mais que gostaria . Passa então a reconsiderar atitudes para com os que estão perto. E com o tempo muito infeliz se estagna na frase “Na morte precisa-se da aceitação, para continuar vivendo”. A morte nada mais que sofrer com resignação.
    Erika de Andrade - Turma 110

    ResponderExcluir
  6. Todos iremos passar pela morte, aonde não se sabe como é essa passagem. Acredito que não se aceita a morte mas passamos a conviver com a dor infinita que a morte de pessoas queridas deixa em nossos corações.Nesse momento passamos pelos estágio da dor da morte, que faz com que a dor seja menor ou diminua. O filme mostra o respeito com a morte, sendo assim podemos levar para nossa profissão.
    sirlene- turma110

    ResponderExcluir
  7. Vida e morte são os dois lados da mesma moeda; quanto maior e mais claro o entendimento de um lado, maior e mais claro tornar-se-á o entendimento do outro. A morte é inevitavel, ninguém sabe quando ela virá ou como virá. Quanto aos estágios da morte, pode-se dizer que nenhum ser humano jamais passara por no minimo dois ou tres estagios. É nitido no ser humano a vontade de viver e quando percebemos que isso nos está sendo tirados, é claro, pensamos em mil e uma coisas para que continuemos vivos, sem saber que estamos adiando o processo natural da vida. O homem fraco teme a morte, o desgraçado a chama; o valente a procura. Só o sensato a espera. a morte é algo que todo o ser vivo ira passar, e quando ela chegar, não iremos desaparecer por completo, vamos apenas nos tranformar e deixar o que somos com nossos ensinamentos.

    Hector - turma 110

    ResponderExcluir
  8. Os 5 estágios que morte nos retrata mostrado muitas vezes no filme e muitas vezes passamos em nossa vida. Cada pessoa, cada familia age de uma forma perante a morte e da forma em que esse ente querido faleceu, porém uma coisa que nós não aceitamos é a morte e é a unica coisa certa de nossas vidas!!! Vanessa Teodoro - Turma 106

    ResponderExcluir
  9. Os estagios da morte ao meu ver são necessarios para se desapegar do material e evoluir. Morte é uma viagem para evolução e os estagios são os preparativos.
    Sandra 106

    ResponderExcluir
  10. A morte é o inicio de uma nova fase para quem fica, um recomeço, um desafio de viver sem aqula pessoa especial. É a partida pra quem vai.
    A partida tras dor a quem fica e faz pensar "E agora o que fazer?"
    O filme nos mostra a importancia do respeito para aquele que morreu e seus entes queridos nos faz entender e aceitar a morte como se deve ser principalmente para os profissionais da saúde, como devemos tratar com respeito e cuidado, deixá-lo com boa aparencia para a despedida de seus familiares e amigos. Vanessa Souza turma 106

    ResponderExcluir