sábado, 21 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2012

INICIANDO O PLANEJAMENTO NA ESCOLA SOPHIA MARCHETTI provoquei os coordenadores dos cursos  de Análises Clínicas, Enfermagem e Radiologia com um artigo publicado na Revista do SIEESP, ideias ventiladas do artigo estão abaixo escritas. Que tal refleti-las para bem planejar o ano letivo que aí está?

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2012 – O MOMENTO DE REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA

(Artigo da revista SIEESP nº165 DEZ 2011, p 4 e 5)

ü  “Verificar as ações que deram certo e os aspectos que precisam de mais atenção”

o   Faltou integração da equipe?

o   Planos, propostas e projetos ficaram engavetados?

ü  Olhar o que passou numa perspectiva crítica;

ü  Ter clareza do papel do Coordenador como “mediador”;

o   Mediar demandas dos docentes, discentes e toda comunidade educativa;

o   Mediar convergindo com a missão e o perfil da escola;

ü  Planejar = análise crítica e coletiva das decisões, planos e rotinas da escola para uma ação única da comunidade educativa;

CONCEITO DE PLANEJAMENTO: “O planejamento não é um mero documento redigido para o cumprimento de exigências legais; ele elucida a missão da escola e é também um movimento, uma vez que trata-se de um processo coletivo de discussão, análise e tomada de decisões, cujo acompanhamento e avaliação constantes podem definir as mudanças de rumo, sempre que necessário” (Célia Godoy).

ü  Planejar é refletir criticamente o contexto, os objetivos propostos trabalhando ideias, valores, a política e uma organização curricular significativa;

o   Para tal: é preciso que cada e todos os membros envolvidos estejam cientes de seu papel e atribuições de forma a viabilizar as ações, contribuindo para que a prática em sala de aula e o cotidiano escolar sejam coerentes com os objetivos propostos.

o   AUTO AVALIAÇÃO = No planejamento a Equipe Gestora deve rever funções que desempenha em sua rotina, bem como avaliar as formas de comunicação estabelecidas entre os membros da equipe, a interação de todo o grupo, além de avaliar as possibilidades reais de mediação que constrói junto aos professores.

ü  Planejamento é CONSTRUÇÃO COLETIVA: partir da escuta atenta de todos os envolvidos para que se possam estabelecer os critérios  comuns, discutir as formas de gestão, a organização do espaço e do tempo = definição do currículo.

ERROS MAIS COMUNS:

ü  Falta de pensamento crítico;

ü  Planejamento que não sai do papel;

ü  Planejamento apenas com função burocrática,

ü  Improvisação: idealização de metas, sem estipular prazos e etapas para a concretização, ou a falta de acompanhamento e avaliação das ações propostas.

ü  Planejar pelo “achismo”;

PARA SUPERAÇÃO DOS ERROS:

ü  Elaborar e cumprir o que foi planejado;

ü  Disciplina e comprometimento de toda a equipe;

ü  Toda ação ser avaliada na equipe e se necessário mudar a rota;

ü  Ações planejadas sejam condizentes com sua rotina e, principalmente, alinhadas com a realidade.

EQUIPE GESTORA

ü  Mediadora = avaliar e reavaliar continuamente os processos da escola;

ü  Aplicar o planejado no cotidiano escolar;

ü  Designar tarefas e combinados com toda a equipe;

ü  Monitorar prazos e cobrar o cumprimento das etapas estabelecidas;

ü  Zelar pela formação permanente da equipe;

ü  Acompanhar a rotina da instituição;

ü  Favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências dos  profissionais,

ü  Ter a dimensão de “ser limitado” para trabalhar a questão de superação na construção coletiva do ser: APRENDER A APRENDER; APRENDER A CONHECER; APRENDER A SER; APRENDER A CONVIVER.

ü  Faz acontecer o CURRICULO = articulação das diretrizes curriculares dentro de uma proposta que trabalhe de maneira interdisciplinar.
Obs.: O texto acima foi reescrito para fins de planejamento da Coordenação da Escola Sophia Marchetti a partir do artigo supra citado, por J. A. Galiani.

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