PLANEJAMENTO ESCOLAR 2012 – O MOMENTO DE REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA
(Artigo da revista SIEESP nº165 DEZ 2011, p 4 e 5)
ü “Verificar as ações que deram certo e os aspectos que precisam de mais atenção”
o Faltou integração da equipe?
o Planos, propostas e projetos ficaram engavetados?
ü Olhar o que passou numa perspectiva crítica;
ü Ter clareza do papel do Coordenador como “mediador”;
o Mediar demandas dos docentes, discentes e toda comunidade educativa;
o Mediar convergindo com a missão e o perfil da escola;
ü Planejar = análise crítica e coletiva das decisões, planos e rotinas da escola para uma ação única da comunidade educativa;
CONCEITO DE PLANEJAMENTO: “O planejamento não é um mero documento redigido para o cumprimento de exigências legais; ele elucida a missão da escola e é também um movimento, uma vez que trata-se de um processo coletivo de discussão, análise e tomada de decisões, cujo acompanhamento e avaliação constantes podem definir as mudanças de rumo, sempre que necessário” (Célia Godoy).
ü Planejar é refletir criticamente o contexto, os objetivos propostos trabalhando ideias, valores, a política e uma organização curricular significativa;
o Para tal: é preciso que cada e todos os membros envolvidos estejam cientes de seu papel e atribuições de forma a viabilizar as ações, contribuindo para que a prática em sala de aula e o cotidiano escolar sejam coerentes com os objetivos propostos.
o AUTO AVALIAÇÃO = No planejamento a Equipe Gestora deve rever funções que desempenha em sua rotina, bem como avaliar as formas de comunicação estabelecidas entre os membros da equipe, a interação de todo o grupo, além de avaliar as possibilidades reais de mediação que constrói junto aos professores.
ü Planejamento é CONSTRUÇÃO COLETIVA: partir da escuta atenta de todos os envolvidos para que se possam estabelecer os critérios comuns, discutir as formas de gestão, a organização do espaço e do tempo = definição do currículo.
ERROS MAIS COMUNS:
ü Falta de pensamento crítico;
ü Planejamento que não sai do papel;
ü Planejamento apenas com função burocrática,
ü Improvisação: idealização de metas, sem estipular prazos e etapas para a concretização, ou a falta de acompanhamento e avaliação das ações propostas.
ü Planejar pelo “achismo”;
PARA SUPERAÇÃO DOS ERROS:
ü Elaborar e cumprir o que foi planejado;
ü Disciplina e comprometimento de toda a equipe;
ü Toda ação ser avaliada na equipe e se necessário mudar a rota;
ü Ações planejadas sejam condizentes com sua rotina e, principalmente, alinhadas com a realidade.
EQUIPE GESTORA
ü Mediadora = avaliar e reavaliar continuamente os processos da escola;
ü Aplicar o planejado no cotidiano escolar;
ü Designar tarefas e combinados com toda a equipe;
ü Monitorar prazos e cobrar o cumprimento das etapas estabelecidas;
ü Zelar pela formação permanente da equipe;
ü Acompanhar a rotina da instituição;
ü Favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais,
ü Ter a dimensão de “ser limitado” para trabalhar a questão de superação na construção coletiva do ser: APRENDER A APRENDER; APRENDER A CONHECER; APRENDER A SER; APRENDER A CONVIVER.
ü Faz acontecer o CURRICULO = articulação das diretrizes curriculares dentro de uma proposta que trabalhe de maneira interdisciplinar.
Obs.: O texto acima foi reescrito para fins de planejamento da Coordenação da Escola Sophia Marchetti a partir do artigo supra citado, por J. A. Galiani.
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