domingo, 6 de janeiro de 2013

O BATISMO DE JESUS


“TAMBÉM JESUS O FOI”
Evangelho de Lucas 3, 15-16.21-22

O calendário litúrgico católico é rico na sequencia dos mistérios de nossa fé. No dia 13 de janeiro, celebramos o BATISMO DE JESUS.  A leitura do evangelho de Lucas 3,15-16.21-22 apresenta João batizando no Rio Jordão e na fila uma multidão desejando receber o batismo, porém com os corações angustiados com a dúvida “seria ele, João o Cristo?”. Na fila para ser batizado estava também Jesus, ele orava. João mais que rápido acalenta os corações afirmando que não, que ele não é o Cristo; mas que o Cristo virá e os batizara no fogo e no Espírito Santo. Como resposta aos corações angustiados e à oração de Jesus, uma voz do céu proclama “Tu és o meu filho bem-amado; em ti ponho minha afeição” (v22).
Esse evangelho dentro da liturgia, sobretudo com os textos de Isaías 42, 1-4.6-7 e Ato dos Apóstolos 10, 34-38 completam o sentido do batismo de Jesus, dizem de sua missão, de seu desígnio e nos remete para os compromissos que assumimos ao sermos em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo batizados.

No texto de Isaías é clara a missão social de todo batizado; “Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser aliança com os povos, a luz das nações; para abrir os olhos aos cegos, parar tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas” (v7); no texto dos Ato dos Apóstolos na voz de Pedro o grande desafio para os cristãos: “Deus não faz distinção de pessoas” e Jesus passa por entre todos fazendo o bem e curando a todos, porque Deus estava com ele.
Você é batizado? Vive o Batismo? Entra no teu coração vê se o Batismo te fez em missão; se te faz viver a verdadeira religião; se te sente chamado por Deus; se estás seguro pelas mãos de Deus. Se sim, então és luz para as nações; é instrumento de libertação para os prisioneiros; é do Senhor teu Deus. E do céu, na terra e em todos os cantos a voz proclama: “Tu és meu Filho, em ti ponho minha afeição”.

Que tenhamos a coragem de viver nosso batismo, hoje e sempre!

Abreijos,
Galiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário