sábado, 5 de janeiro de 2013

Viemos adorá-lo!


DA ESTRELA À LUZ! - Evangelho de Mateus 2, 1-12
O brilho das estrelas nos encanta e nos lança no mistério profundo da natureza, assim como os Magos que seguindo uma “estrela do Oriente” estão encantados à procura do Rei que nasceu. Em contraposição aos seguidores da estrela, Herodes delega a terceiros sobre o nascimento de tal rei e ouve dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas a profecia de Miquéias 5,1: “[...] Belém [...] de ti sairá o que governará Israel meu povo”.
Mergulhados na escuridão do coração Herodes e toda Jerusalém ficam amedrontados, afinal ilustres Reis de longe vieram para adorar o Rei dos Judeus, que acaba de nascer. 
Esse evangelho nos desafia, e muito! Somos Herodes ou, os Reis Magos? Por que Herodes e toda Jerusalém não sabiam que o menino havia nascido? Por que os Magos sabiam e vieram adorá-lo?
Diria que HERODES protagoniza todo homem e mulher, toda estrutura social e comunitária SEGURA. Segura de si, de seus costumes, de suas tradições, de suas convicções, de suas regras morais, de seus valores e, sobretudo do PODER que exerce sobre os outros. Já os Reis Magos, vindos do Oriente caminham, buscam, perguntam, procuram, estão abertos ao brilho da estrela que os conduz ao brilho do Rei que nasceu.
Que esta Palavra nos desinstale e nos coloque a procura do Rei que nasceu. Que nossos olhos possam vê-LO no que está ao nosso lado. Que nossa boca O proclame como Rei. Que nossas mãos encaminhem os outros para Ele. Que nossos passos caminhem na direção d´Ele. Que todo o nosso ser O reconheça em cada homem e mulher, em cada criança e jovem, em cada idoso e em toda natureza. Renovemos nossa fé em Jesus Menino, Rei e O reconheçamos em nossa comunidade e particularmente em sua Palavra, em seu Corpo e Sangue que diariamente celebramos em todos os cantos e recantos do planeta. Assim como os Magos ofereçamos a quem de nós se aproxima, eles são o Jesus Menino - Rei, nossos presentes. Ofereçamos com alegria nosso tempo, com generosidade nosso ouvido para a verdade que carrega em seu coração.
Abreijos e alegre Epifania!

06/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário