1)
Nome, cargo e escola do porta-voz.
José Antonio Galiani, Coordenador Pedagógico e
Orientador Educacional do Ensino Médio do Colégio Mary Ward – Tatuapé SP.
2)
Quais as dicas que você daria para o
aluno que está se preparando para o Enem?
Fazer um plano diário de estudo, um plano
crescente, partindo de pouco tempo e conteúdo para maior tempo de dedicação e
conteúdo; estudar as disciplinas tal qual as tem no dia-a-dia e paralelamente
conhecer a matriz referencial de conteúdo do Enem, suas competências e
habilidades que se inter-relacionam aqui a Escola pode ajudar; formar grupos de
estudos; fazer simulados de exames já aplicados para cronometrar o tempo; ter
acesso a publicações dos exames já realizados e interpretação dos mesmos (INEP
e sites diversos ajudam), ler redações já aplicadas e corrigidas
disponibilizadas na internet. Definir tempo e ritmo diário para estudar para o
Enem.
3)
Existe alguma ‘técnica’ ou ‘segredo’
para estimular a concentração na hora dos estudos?
O estudo focando o Enem ou qualquer outro exame de
Vestibular está vinculado ao sonho do jovem. Quando o jovem estudante do Ensino
Médio se intera da importância do Enem para o ingresso na Universidade a
motivação está estabelecida. O jovem gosta de desafios e quando vê o ENEM como desafio ele se motiva e não há
comodismo, ele se organiza para o estudo, ele forma grupos de estudo, ele
interage com os professores em sala de aula, ele busca superação e domínio dos
conteúdos. A motivação, a técnica, o segredo, o estímulo e a concentração estão
no sonho que constrói para si e consciência que tem do nível de formação
acadêmica que busca caso contrário qualquer “uni-esquina” serve e sua
concentração é desnecessária. Aprendi e partilho com os jovens sonhadores “Quem
não tem porque morrer, não tem por que viver”, dessa maneira a concentração e
dedicação para o estudo é pequena parte de um Projeto de Vida maior, que não
está no Enem, mas no sonho de vida que tem.
4)
Existe alguma matéria que é preciso
focar mais os estudos? Qual ou quais?
É comum o estudante ter maior domínio, nesta ou
naquela matéria, o que realmente precisa é dedicar-se a todas com um foco
diferenciado nas que tem maior dificuldade.
5)
Fazer simulado ajuda? Por quê?
O simulado ajuda! Na verdade é preciso saber o que
se quer, fazendo o simulado, fazê-lo só para saber o quanto acertou pouco
ajuda. Fazer simulado para treinar o tempo necessário para resolução de cada
questão é um bom negócio, afinal o exame do Enem não é como as corriqueiras
provas feitas no Ensino Médio, na maioria das escolas. Fazer simulado do Enem
favorece também para que o estudante compreenda a dinâmica dos enunciados que
exigem interpretação, ligação, correlação e a intertextualidade das diferentes
linguagens/disciplinas. Um aspecto importante de fazer simulados do Enem, além
dos que já disse, é a percepção da aplicação à vida do conteúdo de cada
disciplina, ou seja, a forma de trazer os conceitos historicamente construídos
e reconhecidos como ciência e sua relação
com á vida diária, isto é a contextualização dos conceitos.
6)
Deve-se dedicar quanto tempo aos
estudos por dia?
Se considerarmos que o estudante do Ensino Médio é
aluno regular e está em sala de aula todos os dias num período de 5 a 7h e que
tem os compromissos decorrentes das disciplinas que está estudando para ser
aprovado na 3ª série, o tempo se torna relativo e cada um deve dentro do que
lhe sobra se desdobrar para o estudo, afinal ele precisa no estudar para o Enem
retomar todo o conteúdo do Ensino Médio. O tempo de dedicação depende de quando
quer iniciar sua preparação e dedicação para o exame do Enem. O tempo diário
está atrelado ao tempo que tem antes da prova, o estudante que no Ensino Médio
já se prepara para o Enem, nos três anos regulares, no ano em que prestará o
exame do Enem poderá ter um tempo diário menor que o estudante que deixou para
o último ano, por outro lado, quando se tem um sonho e sabe-se para que serve o
Enem o tempo diário de dedicação ao estudo é o máximo possível.
7)
Por quanto tempo antes do exame?
Definir “tempo antes do exame” pode não ser regra,
afinal cada estudante constrói seu perfil e a partir dele o período de estudo e
preparação é definido; creio que seis meses antes do exame seja o necessário para
que todo conteúdo cobrado no Enem seja revisado, aprofundado, relacionado e
provado.
8)
Quais as dicas para o dia do exame?
O dia do exame começa antes do próprio dia; o
candidato deve saber onde fará o exame, o percurso e tempo que gastará até o
local da prova, ver o transporte viável, se automóvel particular ou transporte
público; ter boa e regular alimentação; uma noite anterior bem dormida; que o
ambiente onde reside ou repousa lhe seja favorável, otimista, tranquilo; chegar
cedo ao local da prova; certificar-se de que está portando os documentos
exigidos para acesso e realização do exame; ter e levar água, “barra de cereais”,
barra de chocolate para sua ingestão. Um relógio de pulso pode ajudar a fazer o
controle do tempo para a realização da prova; não levar e portar celular e o
que não é permitido para a prova.
9)
E para a hora da prova?
Ler e seguir atentamente as orientações impressas
na prova: cor do caderno, número de sua inscrição no Enem; conferir o número de
páginas e de questões ditas para a prova; certificar-se de que a folha de
gabarito corresponde ao caderno de questões que recebeu; para iniciar a prova
não há uma regra por onde começar, se pelo que tem mais dificuldades ou pelas
que tem maior facilidade, vale conferir as questões e então passar a
realiza-las. O que não deve e não precisa é parar sobre uma ou outra questão,
afinal deverá acertar todas e se em uma ou outra não tem a certeza é melhor
seguir adiante e depois, retomá-las. Não deve esquecer que tem 3min para
responder a cada questão. Uma dica boa é assumir uma postura física
confortável, sentar-se bem para não se cansar muito rápido, ter e controlar sua
respiração para oxigenação do sangue e cérebro, o que favorece a disposição
para suportar as horas da prova; não se ocupar com os outros concorrentes
olhando para os mesmos no sentido de ver se já fizeram muitos ou poucos
exercícios. Ler atentamente cada questão, a leitura desatenta exige nova
leitura, consome tempo e gera
indisposição.
10) Outras considerações importantes.
É importante fazer referência à REDAÇÃO, que nas
questões acima não foi contemplada; o estudante deve no site do INEP ver o
caderno de orientações para fazer a redação e estudar tais orientações, o que
deve e o que não deve na redação, atentando para título, para o vocabulário,
para o uso de diferentes conceitos das diferentes disciplinas cobradas no Enem;
há sites que mostram redações corrigidas o que pode e o que não pode na
redação; cuidar para não ferir os direitos humanos e uso de gírias; não copiar
os excertos dos textos que são disponibilizados para sua reflexão e motivação
na construção da redação. Respeitar a quantidade de linhas propostas; a redação
deve ter inicio, meio e fim; ter boa caligrafia e não cometer erros
ortográficos, gramaticais e rasuras.
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