domingo, 14 de setembro de 2014

Dicas para o ENEM e Vestibular.

1)          Nome, cargo e escola do porta-voz.
José Antonio Galiani, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional do Ensino Médio do Colégio Mary Ward – Tatuapé SP.

2)          Quais as dicas que você daria para o aluno que está se preparando para o Enem?
Fazer um plano diário de estudo, um plano crescente, partindo de pouco tempo e conteúdo para maior tempo de dedicação e conteúdo; estudar as disciplinas tal qual as tem no dia-a-dia e paralelamente conhecer a matriz referencial de conteúdo do Enem, suas competências e habilidades que se inter-relacionam aqui a Escola pode ajudar; formar grupos de estudos; fazer simulados de exames já aplicados para cronometrar o tempo; ter acesso a publicações dos exames já realizados e interpretação dos mesmos (INEP e sites diversos ajudam), ler redações já aplicadas e corrigidas disponibilizadas na internet. Definir tempo e ritmo diário para estudar para o Enem.

3)          Existe alguma ‘técnica’ ou ‘segredo’ para estimular a concentração na hora dos estudos?

O estudo focando o Enem ou qualquer outro exame de Vestibular está vinculado ao sonho do jovem. Quando o jovem estudante do Ensino Médio se intera da importância do Enem para o ingresso na Universidade a motivação está estabelecida. O jovem gosta de desafios e quando vê o ENEM  como desafio ele se motiva e não há comodismo, ele se organiza para o estudo, ele forma grupos de estudo, ele interage com os professores em sala de aula, ele busca superação e domínio dos conteúdos. A motivação, a técnica, o segredo, o estímulo e a concentração estão no sonho que constrói para si e consciência que tem do nível de formação acadêmica que busca caso contrário qualquer “uni-esquina” serve e sua concentração é desnecessária. Aprendi e partilho com os jovens sonhadores “Quem não tem porque morrer, não tem por que viver”, dessa maneira a concentração e dedicação para o estudo é pequena parte de um Projeto de Vida maior, que não está no Enem, mas no sonho de vida que tem.
4)          Existe alguma matéria que é preciso focar mais os estudos? Qual ou quais?
É comum o estudante ter maior domínio, nesta ou naquela matéria, o que realmente precisa é dedicar-se a todas com um foco diferenciado nas que tem maior dificuldade.
5)          Fazer simulado ajuda? Por quê?
O simulado ajuda! Na verdade é preciso saber o que se quer, fazendo o simulado, fazê-lo só para saber o quanto acertou pouco ajuda. Fazer simulado para treinar o tempo necessário para resolução de cada questão é um bom negócio, afinal o exame do Enem não é como as corriqueiras provas feitas no Ensino Médio, na maioria das escolas. Fazer simulado do Enem favorece também para que o estudante compreenda a dinâmica dos enunciados que exigem interpretação, ligação, correlação e a intertextualidade das diferentes linguagens/disciplinas. Um aspecto importante de fazer simulados do Enem, além dos que já disse, é a percepção da aplicação à vida do conteúdo de cada disciplina, ou seja, a forma de trazer os conceitos historicamente construídos e reconhecidos  como ciência e sua relação com á vida diária, isto é a contextualização dos conceitos.
6)          Deve-se dedicar quanto tempo aos estudos por dia?
Se considerarmos que o estudante do Ensino Médio é aluno regular e está em sala de aula todos os dias num período de 5 a 7h e que tem os compromissos decorrentes das disciplinas que está estudando para ser aprovado na 3ª série, o tempo se torna relativo e cada um deve dentro do que lhe sobra se desdobrar para o estudo, afinal ele precisa no estudar para o Enem retomar todo o conteúdo do Ensino Médio. O tempo de dedicação depende de quando quer iniciar sua preparação e dedicação para o exame do Enem. O tempo diário está atrelado ao tempo que tem antes da prova, o estudante que no Ensino Médio já se prepara para o Enem, nos três anos regulares, no ano em que prestará o exame do Enem poderá ter um tempo diário menor que o estudante que deixou para o último ano, por outro lado, quando se tem um sonho e sabe-se para que serve o Enem o tempo diário de dedicação ao estudo é o máximo possível.
7)          Por quanto tempo antes do exame?
Definir “tempo antes do exame” pode não ser regra, afinal cada estudante constrói seu perfil e a partir dele o período de estudo e preparação é definido; creio que seis meses antes do exame seja o necessário para que todo conteúdo cobrado no Enem seja revisado, aprofundado, relacionado e provado.
8)          Quais as dicas para o dia do exame?
O dia do exame começa antes do próprio dia; o candidato deve saber onde fará o exame, o percurso e tempo que gastará até o local da prova, ver o transporte viável, se automóvel particular ou transporte público; ter boa e regular alimentação; uma noite anterior bem dormida; que o ambiente onde reside ou repousa lhe seja favorável, otimista, tranquilo; chegar cedo ao local da prova; certificar-se de que está portando os documentos exigidos para acesso e realização do exame; ter e levar água, “barra de cereais”, barra de chocolate para sua ingestão. Um relógio de pulso pode ajudar a fazer o controle do tempo para a realização da prova; não levar e portar celular e o que não é permitido para a prova.
9)          E para a hora da prova?
Ler e seguir atentamente as orientações impressas na prova: cor do caderno, número de sua inscrição no Enem; conferir o número de páginas e de questões ditas para a prova; certificar-se de que a folha de gabarito corresponde ao caderno de questões que recebeu; para iniciar a prova não há uma regra por onde começar, se pelo que tem mais dificuldades ou pelas que tem maior facilidade, vale conferir as questões e então passar a realiza-las. O que não deve e não precisa é parar sobre uma ou outra questão, afinal deverá acertar todas e se em uma ou outra não tem a certeza é melhor seguir adiante e depois, retomá-las. Não deve esquecer que tem 3min para responder a cada questão. Uma dica boa é assumir uma postura física confortável, sentar-se bem para não se cansar muito rápido, ter e controlar sua respiração para oxigenação do sangue e cérebro, o que favorece a disposição para suportar as horas da prova; não se ocupar com os outros concorrentes olhando para os mesmos no sentido de ver se já fizeram muitos ou poucos exercícios. Ler atentamente cada questão, a leitura desatenta exige nova leitura, consome  tempo e gera indisposição.
10)       Outras considerações importantes. 

É importante fazer referência à REDAÇÃO, que nas questões acima não foi contemplada; o estudante deve no site do INEP ver o caderno de orientações para fazer a redação e estudar tais orientações, o que deve e o que não deve na redação, atentando para título, para o vocabulário, para o uso de diferentes conceitos das diferentes disciplinas cobradas no Enem; há sites que mostram redações corrigidas o que pode e o que não pode na redação; cuidar para não ferir os direitos humanos e uso de gírias; não copiar os excertos dos textos que são disponibilizados para sua reflexão e motivação na construção da redação. Respeitar a quantidade de linhas propostas; a redação deve ter inicio, meio e fim; ter boa caligrafia e não cometer erros ortográficos, gramaticais e rasuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário