quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

No armário a PRESENÇA DO AMOR QUE SALVA

O ARMÁRIO

        O que tem um armário de tão importante? Seria sua estrutura, beleza e utilidade a essência da sua existência? Ou, seria o sentido e significado para quem o acha importante, sua importância.
         O armário em si a olho nu parece sem sentido e significado, seja pela sua aparência na maioria dos modelos ou pelo espaço que ocupa, discreto e em lugar não tão nobre em uma parede que precisa ser ocupada. Triste fim de um armário.
        Abrir as portas e gavetas de um armário pode surpreender! Nelas há coisas de valor insondável, sejam vestes e ou objetos. 
     Abrir portas e gavetas de um armário pode causar um susto pela quantidade de coisas que guardamos porque achamos que são importantes e necessárias, porém nunca foram só estão guardadas, sem utilidade alguma para nosso dia a dia.
       Um armário pode ser uma peça sem sentido e utilidade, mas sempre algo ele guarda. Por cinco anos tive um armário em minha sala de coordenação, nunca me foi útil pela forma de minha organização ou para alguns desorganização, mantenho tudo sobre minha mesa diária de trabalho e por isso, por cinco anos ele estava ali sempre disposto a acolher as coisas de valor e sem valor que guardamos no armário.
      Chegar e não encontrar o armário em seu lugar causou estranheza aos olhos, sempre desviando como se ele estivesse no lugar, no conjunto da sala algo está faltando, há um vazio. Mas porque se nunca o utilizei?
       O tempo passa e o armário continua fazendo falta! Não! Não é o armário que faz falta, mas o que ele tem escondido dentro dele. Não escondido em suas partes, em suas gavetas e divisórias, mas os que ele tem escondido em sua história e importância de longos anos a serviço de profissionais da educação.
      Como pode um armário fazer tanta falta? Não, não é o armário que faz falta, o que provoca o vazio é a consciência de que tirar o armário é dar prosseguimento a uma ação irreversível. E, o pior uma ação que nega uma vocação, que nega um projeto, que nega uma história, que nega um carisma.
     No armário uma história de luta, de buscas, de conquistas! No armário o protagonismo de personagens que dedicaram sua vida para a formação profissional de muitos e muitos homens e mulheres na área da saúde.

        Bobagem é um simples armário! Não, não é bobagem! 
     No armário uma bagagem enorme de uma instituição que ao longo de sua história atualizou o carisma de seu fundador, sobretudo no atendimento aos mais pobres. No armário uma bagagem de evangelização de uma instituição que na contra mão reza no início dos períodos de atividades escolares.


    No armário, o tesouro escondido de uma instituição que é “PRESENÇA DO AMOR QUE SALVA” e no armário, o desapego necessário para fechar suas portas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário