domingo, 21 de abril de 2019

Feliz Páscoa!


Uma Feliz e Santa Páscoa para você!

Na celebração da Vigília Pascal, na noite do dia 20 de abril, todo o ato litúrgico foi muito rico de símbolos, de mistérios e de manifestações. O Feliz Páscoa com votos de saúde, de paz e até de dinheiro no bolso recebi de fiéis na Igreja. O que realmente é a Páscoa? Em primeiro lugar é dizer que o Cristo inaugura um novo tempo, uma nova experiência, não uma nova vida, mas a VIDA em sua plenitude; é dizer que não morreremos, mas que a morte é o salto para a vida, não uma outra, mas a vida que Deus nos reservou, aqui já e, a que há de vir. Feliz Páscoa é bradar em todos os cantos que a morte não ter poder, que a morte morreu, que a morte foi derrotada por Jesus.
Quero compartilhar um dos momentos ricos que muito me tocou na Celebração da Vigília Pascal, isto porque vejo pessoas buscando caminhos para viver; pessoas em busca do verdadeiro sentido de suas escolhas; pessoas às portas de decisões em busca do que lhe é verdadeiramente desejo da alma. A busca pelo caminho, pela porta, pela solução, pelo desejo de amar, pelo fazer o bem, pela justiça, pelo não fazer o outro sofrer passa pela Páscoa.
Na busca por aquilo que realmente faz alguém feliz, me tocou profundamente o texto bíblico do Gênesis 22, 1-18, a belíssima narrativa do sacrifício de Isaac. Que desafio para Abraão! Sacrificar seu próprio filho, colocar lenha nas costas do cordeiro, Isaac, para que levasse o que lhe destruiria. Que escolha difícil, que decisão crucial para um Pai. Quantos de nós não vivemos estes momentos? Escolher não é fácil, não é simplesmente eliminar o que não se quer e ficar com o que se quer. A escolha pressupõe caminhar, refletir para poder decidir. Uma caminhada árdua, desafiadora, cheia de percalços e tropeços; a reflexão ultrapassa o pensar e mescla-se com o sentir, provocando o decidir com dor e até lágrimas! É a própria PAIXÃO E MORTE de Jesus.
A lenha sobre o altar, o filho amarrado, Abraão empunha a faca para matar seu próprio filho. Que força desse homem. Ouvir a Deus e cumprir o que lhe é pedido. Que dor para este homem ver seu único filho, sendo por ele mesmo sacrificado. Que fé Abraão testemunha. Que vazio lhe causou a indagação de Isaac “temos o fogo e a lenha, mas onde está a vítima para o holocausto? ”. Quantas e quantas vezes nós caminhamos juntos com a vítima, com aquilo que nos é pedido em sacrifício. Quantas e quantas vezes nos fechamos ao pedido de Deus e não sabemos como Abraão responder “ Deus providenciará”.
Aqui está o verdadeiro sentido da Páscoa, na hora de sacrificar o filho, Deus intervém “Abraão! Abraão! ” E, este lhe responde “Aqui estou”! O que você precisa sacrificar? Que holocausto está sendo exigido de você? Que decisões precisa tomar? Seja o que for, faça na confiança em Deus, faça aos olhos de Deus, faça com os ouvidos bem atentos para que ouças o que Deus tem para lhe dizer. Não tenhas medo, precisa caminhar para o sacrifício, precisa levar contigo a vítima do holocausto, senão não haverá Páscoa, não haverá decisão, não haverá benção!
A Páscoa é exatamente a experiência de Deus em nossa vida “uma vez que não me recusaste teu filho único, eu te abençoarei”!

Feliz e Santa Páscoa!!!


4 comentários:

  1. Maravilhosa reflexão, Galiani! Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão. Uma excelente Páscoa a você e toda sua família. Que a Paz de Jesus esteja em nossos corações.

    ResponderExcluir
  3. Deus é o Pai MISERICORDIOSO e extremamente BONDOSO. Ele nos mostra pelo Seu exemplo que muitas vezes precisamos do sacrifício e do desapego a velho e hábitos e atitudes para evoluirmos Com o Seus filhos.

    ResponderExcluir