Editorial Leitoras e Leitores, GPERNEWS 253 Ano 6 23/06/2010 2816 leitores mailto:leitoresgper@gper.com.br
Hoje gostaria de comentar sobre um fato muito interessante o PRECONCEITO constante sobre o ENSINO RELIGIOSO, ao longo do mês de junho duas notícias espalharam na internet – a primeira foi uma palestra na UNIMEP que como sempre questiona esta disciplina na escola como elemento que favorece o preconceito. A outra notícia foi divulgada ontem uma pesquisa publicada na UNB sobre livros didáticos que favorecem o preconceito as diferentes religiões e a homofobia. As duas notícias foram multiplicadas em jornais e blogs. O mais interessante que os que MULTIPLICARAM não ouv iram a palestra e não leram o livro, apenas divulgaram as noticias para demonstrar que o ENSINO RELIGIOSO garante o PRECONCEITO. Em nenhum momento nem a palestra na UNIMEP, nem a pesquisadora acompanham toda a discussão coordenada pelo FONAPER sobre a DIVERSIDADE nesta disciplina do ENSINO RELIGIOSO. Infelizmente o papel exercido pelo ACORDO DO ESTADO DO VATICANO com o governo Brasileiro e o movimento da Igreja Católica Romana sobre a manutenção de um ensino confessional que garante uma ideologia doutrinária por meio do Ensino Religioso reforça o discurso propagado por estes pesquisadores que acusam nossos professores de ensino religioso. Afirmo que infelizmente temos algumas experiências que transformam a sala de aula em espaço de proselitismo, mas ao mesmo tempo verificamos que existem inúmeras experi&ec irc;ncias que constroem uma disciplina voltada para a diversidade. Sobre a pesquisa publicada pela UNB ainda não podemos comentar, mas já conseguimos o livro em breve teremos o material e poderemos estudar a pesquisa e podem estar certos iremos refletir sobre os dados. Lembro que o GPER entre seus projetos de pesquisa existe um exclusivamente sobre LIVROS DIDÁTICOS do Ensino Religioso é um trabalho iniciado em 2005 e não realizado em pouco tempo.Diante deste quadro em que profissionais utilizando pesquisas para garantir e difundir o PRECONCEITO contra o Ensino Religioso gostaria de explicitar a história do FONAPER, como em 15 anos um terceiro caminho foi construído. Mesmo que as duas linhas a do LAICISMO e do CONFESSIONALISMO negam esta proposta de um Ensino Religioso FENOMENOLÓGICO voltado para a CULTURA existe. A hist&oac ute;ria que contaremos é por imagem, pois no segundo semestre três publicações apresentaram o registro desta caminhada: ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL (reedição atualizada – Ed. Champagnat) – A história do FONAPER (Fonaper) – Revista Pistis e Praxis (02/2010).GPER.
Conheça o site e veja que ENSINO RELIGIOSO não é preconceituoso nem discriminatório
http://www.fonaper.com.br/
esclarecimentos como esse são muito importantes para os professores de ensino religioso no Brasil, que na grande maioria, infelizmente, não procuram ir mais a fundo em suas pesquisas e continuam praticando um ensino religioso "distorcido" ou mediocre em sala de aula. parabens.
ResponderExcluir