sábado, 26 de junho de 2010

O coração do discípulo precisa ser grande e livre como o do seu Mestre para que ele possa anunciar, com a própria vida, o Reino de Deus!

O caminho
Por Dom Joviano de Lima Júnior, sss, Arcebispo de Ribeirão Preto (Publicado em 25/06/2010 - 09:49 - http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5655)

O leitor do evangelho de Lucas não se surpreende com o fato dos primeiros cristãos definirem a fé que os anima com a palavra caminho. Caminhando para Jerusalém, Jesus vai ensinando aos seus discípulos e às multidões. Vai revelando a face misericordiosa do Pai.

Dois ensinamentos caracterizam os primeiros passos do caminhar do Mestre para Jerusalém. O primeiro ensinamento encontra-se na repreensão do fanatismo dos filhos de Zebedeu, que pedem uma punição exemplar para a cidade que recusa a pessoa de Jesus. Embora continue a insistir na importância do Reino, Ele não quer humilhar ninguém, nem mesmo aqueles que recusam o dom de Deus. Ao contrário do profeta Elias, que invocou o fogo do céu contra os seus oponentes, Jesus revela a imagem de um Deus bondoso e misericordioso: “O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las.” (cf. Lc 9,51-62)

O segundo ensinamento está nas condições necessárias para quem se faz discípulo do Evangelho. As exigências de Jesus parecem excessivas. é preciso deixar que os mortos enterrem os mortos! Mortos são aqueles que não acolhem a mensagem do Reino. Na verdade, Jesus não quer abolir o costume piedoso de sepultar os próprios pais, mas quer sublinhar a importância do relacionamento do discípulo com o seu Mestre.

A afirmação de Jesus deve ser entendida em referimento à sua pessoa. Ele é mais importante do que a Lei judaica. E o que se espera do discípulo é que ele assuma o destino de Jesus que “não tem onde reclinar a cabeça”. Nisto consiste a grande diferença entre os seus discípulos e os dos rabinos. Não se reúnem para aprender a Lei, mas para seguir o Mestre.

O coração do discípulo precisa ser grande e livre como o do seu Mestre para que ele possa anunciar, com a própria vida, o Reino de Deus!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário