sábado, 30 de outubro de 2010

A MORTE - todo fim é uma oportunidade para recomeçar - Filme A PARTIDA

Na aula de Psicologia aplicada a Enfermagem II discutimos sobre o sofrimento, a terminalidade e a morte. Tomamos como ponto de partida para a reflexão o texto que segue:


“Os 5 Estágios da Dor da Morte

A reação psíquica determinada pela experiência com a morte foi descrita por Elisabeth Kubler-Ross como tendo cinco estágios (Berkowitz, 2001):

Primeiro Estágio: negação e isolamento

A Negação e o Isolamento são mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante da morte. A intensidade e duração desses mecanismos de defesa dependem de como a própria pessoa que sofre e as outras pessoas ao seu redor são capazes de lidar com essa dor. Em geral, a Negação e o Isolamento não persistem por muito tempo.

Segundo Estágio: raiva

Por causa da raiva, que surge devido à impossibilidade do Ego manter a Negação e o Isolamento, os relacionamentos se tornam problemáticos e todo o ambiente é hostilizado pela revolta de quem sabe que vai morrer. Junto com a raiva, também surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento.

Nessa fase, a dor psíquica do enfrentamento da morte se manifesta por atitudes agressivas e de revolta; - porque comigo? A revolta pode assumir proporções quase paranóides; “com tanta gente ruim pra morrer porque eu, eu que sempre fiz o bem, sempre trabalhei e fui honesto”...

Transformar a dor psíquica em agressão é, mais ou menos, o que acontece em crianças com depressão. É importante, nesse estágio, haver compreensão dos demais sobre a angústia transformada em raiva na pessoa que sente interrompidas suas atividades de vida pela doença ou pela morte.

Terceiro Estágio: barganha

Havendo deixado de lado a Negação e o Isolamento, “percebendo” que a raiva também não resolveu, a pessoa entra no terceiro estágio; a barganha. A maioria dessas barganhas é feita com Deus e, normalmente, mantidas em segredo.

Como dificilmente a pessoa tem alguma coisa a oferecer a Deus, além de sua vida, e como Este parece estar tomando-a, quer a pessoa queira ou não, as barganhas assumem mais as características de súplicas.

A pessoa implora que Deus aceite sua “oferta” em troca da vida, como por exemplo, sua promessa de uma vida dedicada à igreja, aos pobres, à caridade ... Na realidade, a barganha é uma tentativa de adiamento. Nessa fase o paciente se mantém sereno, reflexivo e dócil (não se pode barganhar com Deus, ao mesmo tempo em que se hostiliza pessoas).

Quarto Estágio: depressão

A Depressão aparece quando o paciente toma consciência de sua debilidade física, quando já não consegue negar suas condições de doente, quando as perspectivas da morte são claramente sentidas. Evidentemente, trata-se de uma atitude evolutiva; negar não adiantou, agredir e se revoltar também não, fazer barganhas não resolveu. Surge então um sentimento de grande perda. É o sofrimento e a dor psíquica de quem percebe a realidade nua e crua, como ela é realmente, é a consciência plena de que nascemos e morremos sozinhos. Aqui a depressão assume um quadro clínico mais típico e característico; desânimo, desinteresse, apatia, tristeza, choro, etc.

Quinto Estágio: aceitação

Nesse estágio o paciente já não experimenta o desespero e nem nega sua realidade. Esse é um momento de repouso e serenidade antes da longa viagem.

É claro que interessa, à psiquiatria e à medicina melhorar a qualidade da morte (como sempre tentou fazer em relação à qualidade da vida), que o paciente alcance esse estágio de aceitação em paz, com dignidade e bem estar emocional. Assim ocorrendo, o processo até a morte pôde ser experimentado em clima de serenidade por parte do paciente e, pelo lado dos que ficam, de conforto, compreensão e colaboração para com o paciente.”

Sua leitura e reflexão podem sem ampliadas consultando a fonte do recorte acima, veja: Ballone GJ - Lidando com a Morte - in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, Internet, 2010 - disponível em http://sites.uol.com.br/gballone/voce/postrauma.html

Em seguida assistimos ao filme DEPARTURES = A PARTIDA, leia a crítica abaixo e depois faça seu comentário:

CRÍTICA http://www.cranik.com/apartida.html (acesso 30/10/10) - A PARTIDA:

A morte é sempre um tema caro ao cinema. Por mais que procuremos entendê-la, quando ela nos surpreende com a sua "visita" ficamos sem saber o que pensar. Afinal a morte acaba com todas as certezas que supúnhamos ter. O japonês "A Partida" (2008) questiona a morte por outro ângulo, a do preparador de cadáveres.

Daigo (Masahiro Motoki) é um violoncelista que vendo a orquestra onde tocava se desmanchar resolve voltar para sua casa e arrumar outro emprego, recomeçar. Eis que arruma um emprego de preparador de defuntos. Quando a pessoa morre, seus familiares contratam o serviços de Daigo e seu patrão, para deixar o morto mais bonito e mas bem arrumado para a passagem de mundos que a morte propicia.

É muito metafórica e simbólica a morte no filme de Yojiro Takita. O diretor abocanhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, pois além da morte seu filme traça paralelos com outros temas como a relação que desenvolvemos com a comida, e porque não com as pessoas mortas , o preconceito com quem trabalha nesse ramo e a necessidade de todo mundo de rever a própria vida, a partir da morte. Talvez essa seja a maior função para os que ficam, rever padrões, atitudes, escolhas.

O filme proporciona ao personagem esse mergulho nos reais significados da vida e vai oferecendo ao expectador uma sensação semelhante. Tudo com muita sutileza e sensibilidade para que se tenha tempo de digerir o ocorrido. Não é choroso o tratamento dado ao tema, é emocional, portanto mais profundo. O filme não deixa de ser uma experiência compartilhada entre Daigo e o público.

Ao se conectar com a morte, Daigo enfrenta o preconceito da mulher, fica só e se dedica a uma profissão desprezada por muitos. As imagens que Takita oferece de Daigo tocando seu violoncelo tendo como fundo a paisagem japonesa reflete como a própria arte do protagonista foi "contaminada" por essa experiência.

A sensação é que a morte é algo belo e que merece ser reverenciada. Afinal não há o que fazer quando ela ocorre. E se a morte é uma passagem de mundos - como defende algumas religiões - porque não preparar o ente querido para que este chegue a outro lugar melhor? A morte revela a matéria dispensável que é nosso corpo.

O diretor não se furta de certa ironia nas cenas onde questiona a relação que estabelecemos com os animais que comemos nas refeições, criando uma associação bizarra - e pertinente – de que também somos como vermes, pronto a devorar um "corpo" morto. Afinal, vacas, bois, galinhas, porcos, frangos e aves em geral servem de alimentos - nutritivos - para os vivos. No Japão onde se come carne crua, imagina o impacto da metáfora? Que serve também para qualquer apreciador de carne.

Por aqui, o corpo também é aparentemente arrumado, maquiado e preparado para que no funeral esteja mais apresentado. O que o filme mostra é uma tradição (o que se supõe pelo filme) japonesa que parece tornar mais bonita e menos impactante a morte, ao propor aos familiares verem o corpo do ente querido manipulado e preparado, supõe-se que o impacto talvez seja menos doloroso.

Simbólico, por vezes engraçado, sensível e emocionante, "A Partida" proporciona diferentes “mergulhos” no conturbado universo da morte. Daigo descobre em sua vida as pequenas mortes inevitáveis no percurso de sua trajetória e a necessidade de renascimento que nos é proporcionado a cada virada de rumo na nossa vida. Oportunidades essas geralmente desperdiçadas, dado a nossa sempre ineficiente disposição a encarar a morte com olhos generosos.

Ficha Técnica -Ano: Japão/2008 - Direção: Yojiro Takita - atores: Masahiro Motoki , Tsutomu Yamazaki , Ryoko Hirosue , Kazuko Yoshiyuki , Kimiko Yo  - Duração: 130 min.


TODO FIM É UMA OPORTUNIDADE PARA RECOMEÇAR

48 comentários:

  1. Queridos alunos e alunas de enfermagem sejam bem vindos! A você visitante fica nosso convite para participar dessa discussão. Comentem essa matéria!

    ResponderExcluir
  2. Ana Claudia Moreira Nascimento Vieira10/30/2010 3:47 PM

    A MORTE NÃO É O FIM,MAS UMA PASSAGEM PARA UMA NOVA VIDA.

    ResponderExcluir
  3. Alexsandra Soares de Oliveira

    Na minha opinião a morte significa o fim da nossa passagem na terra ,o término de uma missão que nos foi dada.

    ResponderExcluir
  4. A MORTE É O FIM DE UMA VIDA NA TERRA, MAS UM COMEÇO DE UMA VIDA EM OUTRO MUNDO.

    "sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos."

    ResponderExcluir
  5. A MORTE É NÃO É O FIM11/01/2010 7:38 AM

    Marcia Ferreira de Brito

    No meu entender a Morte é uma passagem,fica somente a lembrança de quem amamos,o respeito,e o que fizemos de bom,acredito que o corpo morre
    mas a alma permanece em outro plano

    ResponderExcluir
  6. A morte muitas vezes, é dolorosa dependendo de como a encaramos.
    Acredito eu que seja a resposta do dever cumprido, missão que foi destinada a você, seja ela qual for, sendo assim, o filme nos mostra uma outra cultura para lidar com a mesma e a torna menos dark diante dos olhos de quem fica.
    Camila Turma 107

    ResponderExcluir
  7. A morte é inevitável,sabemos que um dia ela chega para todos nós, mas mesmo assim sentimos a dor e sempre queremos encontar motivos porque a pessoa que amamos um dia se foi.
    Mas devemos trocar a dor pela saudade,seguir em frente,e viver o hoje como se fosse o ultimo dia de nossas vidas e principalmente dizer um "EU TE AMO",para quem ainda esta presente,porque o amanha pertence a Deus.

    ResponderExcluir
  8. Eclesiaste 3:2 Diz que a um tempo de nascer e tempo de morrer;aida que seja dificil, dolorido, a separação.Eu creio que morreremos,e ressucitaremos,e passeremos por julgamento com Deus das boas e más obras que cometemos.Ou até mesmo do que deixamos de fazer de bom,e estava ao nosso alcance em fazer.Deus e dono da vida e da morte.
    Selma turma 107

    ResponderExcluir
  9. Aos próximos visitantes:

    O QUE ESTÁ EM QUESTÃO NÃO É O QUE É A MORTE, mas como podemos lidar com a morte,com a dor, o sofrimento que ela causa?


    Abreijos,

    ResponderExcluir
  10. Selma a citação que você faz da Biblia é excelente, obrigado!O que na verdade precisamos é de força para junto ao que está morrendo e aos seus familiares enfrentar o momento. FORÇA! O que seria para um profissional de Enfermagem, a FORÇA?

    ResponderExcluir
  11. CAMILA creio que seu comentário faz uma indicação para todos os profissionais de Enfermagem: outra cultura para lidar com a morte. Na verdade o filme mostra como podemos incorporar a esse momento, MORTE, a gratidão pela vida de quem parte. Isso não exclui dor e lágrimas, mas exige um olhar para a dor, para o sofrimento que a morte causa, de compreensão de que É CHEGADA A HORA e não há o que fazer, senão dizer OBRIGADO! Vá em paz!

    ResponderExcluir
  12. O Filme me fez enterder ainda mais a inportancia de preparar um corpo, e de respeitar por mais que a pessoa esteja morta.Pois pode até ser seu parente tentão se escolhemos essa profissão temos que fazer com amor.E também viver cada minuto de nossa vida como se fosse a ultima, pois não sabemos o dia de amanhã.
    E agradeço sr Professor Galiani por me fazer entender a morte ainda mais.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  13. Ana Claudia Moreira Nascimento Vieira11/01/2010 7:55 PM

    Ana Claudia Moreira Nascimento Vieira disse...
    A MORTE NÃO É O FIM,MAS UMA PASSAGEM PARA UMA NOVA VIDA.MESMO ASSIM NÃO ENTENDEMOS E SOFREMO A CADA PERDA.

    ResponderExcluir
  14. Eu compreendo que a morte é um sinal de dever cumprido na terra, e a partir desse momento é esperada a hora de juizo final de Deus, e não acredito em vida pós a morte, devemos fazer algo pelo proximo enquanto há vida, após isso, só apenas dizer descanse em paz e dizer obrigado pela existência na terra, só não consigo entender o pq mesmo sabendo que essa pessoa se vai sofremos por isso...

    Walter 107

    ResponderExcluir
  15. nascemos, crescemos, reproduzimos, envelhecemos e morremos.não necessáriamente nesta ordem, mas a morte é a fase final, trazendo com ela, uma dor imensa, aos familiares, que convive ou depende de quem, se foi.por fim resta á saudade, dos bons momentos, das palavras amiga, proteção e a presença da pessoa especial, não escolhemos á morte, e sim aceitamos...E para amenisar á saudade, pensamos, foi a vontade de Deus..SILVANEIDE TURMA 107

    ResponderExcluir
  16. Parabens alunos do grande mestre e amigo Galiani. Desculpem entrar nessa conversa, mas não resisti à tentação e gostaria de sugerir um livro interessante, chamado "POR UM FIO", escrito por Drauzio Varela, médico oancerologista, especialista na area de oncologia. Vale a pena ler pois esta diretamente ligado a esse polemico tema que é a morte.

    ResponderExcluir
  17. Para mim o filme mostrou os 05 estágios e nos mostrou o quanto é importante o respeito mesmo após a morte também nos faz refletir que deveriamos nos preparar para a morte assim como fazemos outros planejamentos e projetos de vida porque essa é a única certeza que temos, nascemos e moreremos um dia, e para os ente-queridos de toda e qualquer família é sempre um momento muito difícil e triste. Adorei Galiani é mais um recado para nós profissionais da saúde.Joana Neta

    ResponderExcluir
  18. A morte é um fato,nascemos,vivemos e morremos.Na maioria das vezes não queremos entender isso,porém acredito que sera o fim de uma vida para começo de outra.É muito dificil aceitar que nunca mais iremos ve aquela pessoa que tanto amavamos,mas temos que nos acostumar pois isso é para todos,por mais dificil que seja.

    Roseli Barreto turma 107

    ResponderExcluir
  19. O filme e muito interessante porque nos deparamos,com a realidade profissional e também trata-se de uma fisiologia de vida e como as pessoas são importantes. Robson 107

    ResponderExcluir
  20. Professor gostei muito do filme a partida,esse filme me mostrou uma face da morte que eu não conhecia e confesso que encontrei a face bonita
    da morte. Carla 107

    ResponderExcluir
  21. Quando se fala em morte, vem aquele frio na barriga um medo pois temos uma unica certeza que um dia vamos bater de frente com ela,mas se estudarmos sobre a morte nos iriamos compreender melhor o momento de morrer. Que no meu entender é apenas uma passagem para uma outra vida.

    ResponderExcluir
  22. Vania Nazareth Pereira11/03/2010 8:30 PM

    Como reagir ao momento difiçil e inesperado.
    A morte é algo inevitavel pois sabemos que perderemos pessoas amadas até mesmo que nem conhecemos,mas sempre nos colocamos no lugar de familiares queridos,onde podemos sentir a mesma dor e sofrimento devemos pensar que fizemos em vida o que deveria ser feito em vida, pois a vida na terra acabou mas ela continua em outro lugar.
    Então ficaremos somente com as lembranças e saudades para sempre

    ResponderExcluir
  23. Sabrina Santos de Oliveira11/03/2010 8:37 PM

    A morte para mim e uma coisa muito dolorosa, mas acredito que não é o fim apenas adormecemos até o dia do juízo final, Devemos entender que é o fim de uma missão na terra.

    ResponderExcluir
  24. A morte em si não é o final mas sim o começo de uma nova vida em outra vida. Tudo é da forma que nos é ensinado ao lidar com a morte, por fim choramos, lamentamos até adoecermos, mas no final a alegria esta no coração, porque sabemos que o nosso ente querido estara em uma nova vida e a sua missão aqui na terra foi comprida.

    Alvaro, turma 107

    ResponderExcluir
  25. A morte ela faz com que nós começemos denovo com uma nova hitória um novo começo com outros planos de vida

    ResponderExcluir
  26. Esse filme mostra a realidade da vida e maorte, atua no respeito, humanização pelo individuo na face de morte, mantendo a sua cultura e religião. Eimportante viver com os pés no chá, consciente da realidade que nos cerca, para não sermos pegue desprevenidos já que totalmente prevenidos é impossivel. Angelica Gonçalves turma 103.

    ResponderExcluir
  27. Esse filme mostra a realidade da vida e morte, atua no respeito, humanização pelo individuo na face de morte, mantendo a sua cultura e religião. E importante viver com os pés no chão, consciente da realidade que nos cerca, para não sermos pegue desprevenido já que totalmente prevenidos é impossível. Angélica Gonçalves Turma:103

    ResponderExcluir
  28. É dificil compreender a palavra morte, apesar de saber que todos nós encontraremos com ela, o filme mostrou preconceito em relação a nova profissão do ator principal. Enfim deve-se respeitar quem se foi e valorizar quem ficou, enquanto existir vida viva ao maximo. Leticia 103

    ResponderExcluir
  29. Prezados visitantes, sobretudo os alunos da turma 103 do Curso Técnico em Enfermagem estamos iniciando um novo debate sobre o tema terminalidade, sofrimento e morte; sua participação é de extrema importância para construirmos uma rede de considerações que fortalecerá nossa reflexão e favorecerá sua ação profissional diante de tão significativo momento da vida: A MORTE!

    ResponderExcluir
  30. Bom o filme mostrou o que realmente pode acontecer com todos os seres humanos , pois todos nós temos o tempo de viver e o tempo de morrer.E a morte é um momento de descanso eterno, onde a alma descansa e o corpo deixa de existir.
    E muitas vezes temos que passar pelo sofrimento para aprender a perder o que mais amamos ou até mesmo unir e modificar sentimentos que estão trancados dentro de cada individuo.
    Cintia Lima/Turma 103

    ResponderExcluir
  31. Telma Parícia/ turma 10312/05/2010 9:08 PM

    Eu gostei muito do filme, me mostrou um lado diferente de encarar a morte, um lado bonito preparar o corpo como se ele estivesse vivo e que não conseguisse se arrumar, deixar para quem fica à imagem de que aquele corpo fosse fazer uma viagem e não que acabou, pois muitas das vezes quando pensava em morte , me vinha a imagem sombria onde somente enxergava a triteza de nunca mais ver aquela pessoa, acredito que preparar o corpo do morto, ameniza um pouco o sofrimento dos familiares, pois é como se ele estivesse dormindo e a impressão que temos é que o morto não sofreu. Telma Patrícia/ turma 103

    ResponderExcluir
  32. É difícil dizer porque todos nós vamos morrer um dia é o destino de cada um de nós, como reagir num momento desses, dói demais perder uma pessoa querida é que quando estamos mais proximo sofremos mais, e quando a morte é tragica como Isabela Nardone ou como ficamos sabendo do caso da amante do goleiro Buno, são várias as idéias da vida pós morte será que ela exite mesmo para onde iremos.........

    ResponderExcluir
  33. Esse filme é de uma sensibilidada absurdamente grande,o assunto do qual a maioria de nós foge,"a morte",é tratado com toda a delicadeza e respeito.O personagem,enquanto vence a si mesmo,na pratica de seu trabalho,repensa sobre a sua vida e seus conceitos.Pergunta-se sobre o sentido de sua própria vida,e através dessa reflexão,através da morte,se reencontra com o pai, que embora morto,trazia viva presa a mão, a pedrinha que simbolizava o tamanho do amor que sempre sentiu pelo o filho.
    Mostra que o amor vence quaquer barreira,inclusive a da morte.CAMILA APARECIDA TURMA 103

    ResponderExcluir
  34. O filme mostrou como eles tratava as pessoas com umunização,mesmo depois da morte.
    Deu a familia alguns momento de alegria,para ele pensarem como seu enti querido ficou bonito.Andréia turma 103

    ResponderExcluir
  35. A necessidade de manter-se financeiramente leva a uma função qua aos olhos de alguns não é tão aceita. Preparar o corpo de uma forma diferente deixando-o apresentavel para aqueles que sentem sua partida. Uma bela imagem no momento da despedida do corpo carnal. Ir para longe de quem amamos... A Morte. Depende apenas da forma de cada um ver a vida. Para pessoas que creêm na vida após a morte e realmente estuda o assunto com todo o coração. Aceita de formal natura, uma vez que teremos vida em um universo astral para a evolução do espírido através de cada reencarnação, e retorno a vida astral.
    Cíntia Aparacida S oliveira Turma 103

    ResponderExcluir
  36. A Partida trata A morte com delicadeza e mostra uma pessao que se dispõe para fazer com que a morte fique com outra cara. A morte é o fim de uma missão e assim retornamos para nossa casa, a nossa vida verdadeira, afim de avaliar se conseguimos nessa missão atingir o objetivo e o esperado, acredito, que não podemos voltar atras para fazer um novo começa, mas sempre que quizermor, e com a permissão de Deus podemos sempre que possível recomeçar e fazer um novo fim. O filme muda a cara da morte. Dizer que o primeira impressão é a que fica, mas nem sempre é assim, acredito nesse caso que a utima impressão é a que fica.
    Carla Aparecida da Silva Oliveira TURMA 103

    ResponderExcluir
  37. Priscila Guilherme (Turma 103)12/15/2010 12:56 AM

    O filme nos mostra que a morte pode ser encarada de uma outra maneira, sem aquele sentimento sombrio e apavorante e sim uma outra fase. A forma em que é preparado o corpo é de maneira delicada e sutil onde a morte se torna realmente uma despedida e não um desastre. O filme é ótimo e nos ajuda muito em nossa profissão, para que possamos passar um pouco de tranquilidade e esperança para quem precisa.

    ResponderExcluir
  38. Edna maria de morais (T.103)12/15/2010 1:23 PM

    A morte é muito dificil, mas nós temos que saber enfrentar, que nós não nascemos para eternidade, temos que saber que um dia terá o fim, o filme mostrou como que nós temos enfrentar este epsódio tão democrático, o nascimento é muito lindo todo mundo adimira mas a morte ningém adimira, por que é o fim? Esta palavra para mim é dificil de encarar, mas temos que um dia temos que partir, para aonde não sei, mas temos que partir. Foi muito bom o filme que cada um de nós temos que trabalhar este preconceito dentro de nós. A maioria das pessoas tem medo do sofrimento da morte, porque antes de morrer a pessoa sofre, esse é o grande medo de cada um, como será o sofrimento, tem pessoa que morre igual um passarinho mas tem outra que não, tem morte estupida, este é o sofrimento das pessoas.
    Muito obrigado professor Galiani este filme foi muito bom para mim, deu para trabalhar bem com meu psicologico e do demais colegas.

    ResponderExcluir
  39. Marcia Rosario (Turma: 103)12/15/2010 5:33 PM

    A morte é apena um estágio do espírito, nós aprendemos tudo nesta vida, e quando morremos, revisamos tudo no intuito de observarmos o que erramos, então, retornamos para uma nova aprendizagem, para o que nosso espírito possa evoluir, e participar de algo maior.

    ResponderExcluir
  40. Marcia Rasorio (Turma103)12/15/2010 5:54 PM

    O filme trata a morte com algo comum, que acontece,como todas as outras coisas no mundo, e ele conseguia lidar com a morte das outras pessoas com tranqüilidade, mas, quando seu pai que a muito anos tinha ido embora morre, por mais que ele tivesse se acostumado a não telo por perto, ele acaba “se desesperando” e fica difícil de lidar.
    Significa que: Por mais que possamos esperar pela morte, nunca estaremos prontos para ela.

    ResponderExcluir
  41. Difícil de aceitar a morte, ainda mais quando arrancam de nossos corações seres tão especiais sem alguma explicação, pessoas que fizeram parte de nossa vida e agora não está aqui para rir , chorar, emocionar e trazer alegrias, só nos restam lembranças, apenas deixam saudades. Não é apenas algo comum como traz o filme mas sim uma realidade difícil de aceitar. teacher obrigado por fazer parte um pouco da minha história continue sempre assim, espero um dia poder ter ver de novo bjks.

    ResponderExcluir
  42. Débora (Turma 103)12/16/2010 12:37 AM

    O Filme retrata a morte de uma maneira natural,e é o que vai acontecer com todos nós um dia, sabemos que estamos aqui hoje, que nascemos, crescemos e um dia vamos morrer também, então é uma fase da vida.

    ResponderExcluir
  43. Rosicler vieira (Turma 103)12/16/2010 4:48 AM

    É difícil nós aceitarmos a morte, é doloroso a perca, mas a realidade é que a morte é o começo de uma nova vida, uma vida de descanço, de paz, de alegria,de gozo.

    ResponderExcluir
  44. Ao meu ver a morte é um dos momentos mais diciceis na vida de uma pessoa, perder alguem querido, de grande importancia em nossas vidas nos deixa totalmente vulnerais e desestruturados... nosso papel como PROFISSIONAIS da SAÙDE é prestar nossa solidariedade e apoio aos familiares e amigos do paciente.
    E até mesmo após a morte devemos prestar nossa assistencia com qrande respeito ao individuo, respeito no momento de realizar o preparo pós morte, pois sei que alguns do meio da saude, não o faz com profissionalismon e etica.
    Lilian Ap. Turma 103!!!!

    ResponderExcluir
  45. Fernanda Rodrigues de Sousa12/16/2010 8:34 PM

    O que é a morte? Dificil lidar e falar sobre ela, pois é duro perder e saber que vc nunca mais vai poder abraçar aquela pessoa querida, e tbm é duro ver aquela pessoa que queremos bem sofrendo em uma cama. Dificil falar e lidar com o assunto, esse nome causa dor!!!!!!
    Fernanda Rodrigues Turma: 103

    ResponderExcluir
  46. Tatyene Franciele Alves da Costa turma 10312/16/2010 8:36 PM

    A morte para muitos de nós é o fim, o término da vida, porém não paramos para analisar muita das vezes outros aspectos envolvidos neste polêmico e misterioso tema. Se pensarmos nas questões religiosas ou costumes nos deparamos com um universo totalmente diverso do nosso. Cabe a cada um de nós refletir e buscar a melhor maneira de aceitá-la , assim a dúvida e o medo cessará trazendo mais conhecimento e conforto para aqueles que necessitam.

    ResponderExcluir
  47. Embora seja um fato difícil de ser aceito principalmente para a cultura ocidental, a morte deve ser encarada como uma etapa natural da vida.
    A morte ainda é um tema polêmico, porque evitamos discutir e até mesmo pensar sobre todas as questões envolvidas no processo de morrer.
    Além disso, quando se fala de morte, falamos de sentimentos e isso é impossível controlar, mesmo assim acredito que analisar e discutir o processo de morte pode tornar-lo mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  48. Priscila Aiub 103

    O filme relata sobre a morte que deve ser encarada como uma etapa da vida
    O filme mostrou um lado diferente de encarar a morte, qdo pensamos em morte ficamos triste chateados pensamos no que vai ser de nos sem aquela pessoa querida, mais devemos pensar que está em um lugar melhor por mais que seja dificil

    ResponderExcluir