sexta-feira, 2 de maio de 2014

BRASIL NOVO PA

Mais uma área ocupada na região de Belo Monte
Publicado em qua, 12/02/2014 - 14:13
Com a implantação da Barragem de Belo Monte, toda a região vem sofrendo forte pressão, com aumento do preço da terra, do aluguel, da comida. Esta é a segunda ocupação na região de Brasil Novo
Nesse domingo (9) oito famílias, que somam vinte pessoas, ocuparam terreno público de mil metros quadrados abandonado há mais de trinta anos na Vila Carlos Pena Filho (Km 40), na divisa de Altamira com Brasil Novo. Eles já limparam toda a área, dividiram os lotes e já começam a plantar e construir suas casas.
Segundo os ocupantes, eles foram ameaçados por familiares de um senhor que se diz proprietário da área. Ainda contaram que a Prefeitura de Altamira pretende abrir uma nova rua na área. Mas eles estão dispostos a lutar pela conquista do direito à moradia.
Com a implantação da Barragem de Belo Monte, toda a região vem sofrendo forte pressão, com aumento do preço da terra, do aluguel, da comida. O casal Soniel Wondinei Bufflebem Nascimento e Aldaione Mendonça da Conceição Bufflebem, que tem um filho de 2 anos e meio, está entre os ocupantes. Soniel afirmou: ‘moro de favor, o dono da casa precisa dela até dia 15 de fevereiro e não temos para onde ir. Olhei uma casa, mas o aluguel é de 400 reais por mês. Por isso fui para a área da ocupação’.
Os ocupantes estão fazendo um trabalho de conscientização em toda a Vila, que tem em torno de 500 famílias. Eles dizem: ‘Queremos ver nosso lugar crescer, progredir, por isso defendemos que as áreas públicas abandonadas desde sejam destinadas a moradia’.
É a segunda ocupação em Brasil Novo em consequência dos impactos negativos da Barragem de Belo Monte. Uma primeira ocorreu no dia 6 de janeiro de 2013 e as 88 famílias que moram na localidade, chamada Novo Horizonte, estão organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
O MAB e a Comissão Justiça e Paz apoiam essa luta

http://www.mabnacional.org.br/noticia/mais-uma-rea-ocupada-na-regi-belo-monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário