sábado, 13 de março de 2010

6 lições que todos devem esquecer -

por Brasilio Neto

John Taylor Gatto e um dos educadores mais respeitados dos Estados Unidos. Em seu livro The Seven-Lesson School Teacher (Inedito no Brasil), ele mostra o que os mestres realmente ensinam a seus estudantes. Prepare-se, pois não s/ao licões nada agradaveis:

1ª Licão - Confusão

As escolas tentam ensinar muita coisa ao mesmo tempo. S/ao dezenas de materias competindo pela atencão do aluno. E o pior, cada uma delas e estanque em si, fora do contexto, sem relacão com as demais.


Possivel solucão - A interdissiplinariedade, tão decantada e elogiada em lei deve ser cada vez mais utilizada.

2ª Licão - A parte que te cabe nesse latifundio

Todo ano, o aluno e colocado em uma classe. Para isso, são utilizados conceitos tão logicos como a ordem alfabetica ou a data da matricula. Não importa se o estudante não se sente bem com os outros colegas, se seus amigos estão na outra turma, se a sala ao lado tem uma grade curricular que faz mais sentido para ele. Engula, pois transferencias de turma são so aceitas em duas ocasiões: se alguem da outra turma quiser trocar tambem, ou em casos gravissimos de comportamento (premia-se os bagunceiros?). Se a outra turma parece melhor, suspira-se e aceita-se o fato.


Possivel solucão - Use o bom senso. Se sua escola tiver mais que uma turma em qualquer classe, deixem cinco vagas disponiveis para transferencias em cada uma. Se determinada classe apresentar um grande desejo de exodo, bom, ali ha um problema. Descubra-o e tome as providencias cabiveis.

3ª Licão - Indiferenca

Os alunos aprendem a não se importar com qualquer assunto. Quando o sinal bate, eles param o que quer que estejam fazendo, e se preparam para a proxima aula. Espera-se que criancas de dez, doze anos disponham de um botão de liga/desliga. Ao ouvir o sinal, esquece-se de tudo sobre determinada materia, vamos para outra, sem opcões. Sabe o telefone que toca no melhor do filme/novela? Pois e, seus discipulos convivem com isso diariamente. A licão que isso passa para eles e que nenhum trabalho, nenhum raciocinio merece ser concluido: o horario e onipotente. E e com essa vis?o que eles estar?o no mercado de trabalho daqui a uns anos.


Possivel solucão - Em vez da parada abrupta, crie um sistema de “semaforo” em sua escola - Um “sinal amarelo” daria tempo para eles - e o professor - concluirem pensamentos e tarefas. Dez minutos depois, um “sinal vermelho” indicaria o fim da aula.

 
4ª Licão - Dependencia emocional

Nota vermelha e conceitos para comportamentos, castigo, recompensas e a imagem do “bom aluno” ensinam as criancas a desistir de sua vontade propria e depender da autoridade. Em pouco tempo, aprendem a licão de que o bom aluno espera que o professor diga a ele o que fazer. O conformismo triunfa, enquanto a curiosidade e abandonada.


Possivel solucão - De espaco para seus alunos se manifestarem, fazerem perguntas, questionarem.

5ª Licão - Auto-estima mensal e externa

O que o aluno pensa sobre si mesmo depende da opinião de outra pessoa, um expert que da as notas nos testes e nos boletins. Uma prova de matematica, corrigida em dois minutos, e a causa de uma crise familiar e de identidade.


Possivel solucão - Elogie varios fatores, não apenas as boas notas. Boa oracão, facilidade em comunicacão, entre outras.

 
6ª Licão - O Grande Irmão esta vigiando voce

Seus alunos estão sempre sob vigilancia, dentro e fora da sala de aula. Não ha espaco e tempo para assuntos e necessidades particulares. Segundo o autor, ate mesmo o espaco entre uma aula e outra e apertado, pare evitar conversas contraprodutivas. Ha monitores durante o intervalo. E, uma vez que se cruza o portão da escola, a vigilancia continua na forma de tarefa de casa. Parentesis: alguem ai teve a maravilhosa experiencia de receber, no primario, aqueles calhamacos chamados “tarefa de ferias”? Pois e. Enfim, isso tudo e feito para dar a molecada menos tempo para aprender coisas novas com seus pais, avos, ou alguma pessoa interessante da vizinhanca. Afinal, para que contaminar a materia de nossas aulas com experiencias de fora?


Possivel solucão - Valorize, em suas aulas, a experiencia previa de seus alunos. Utilize fatos do dia-a-dia deles para explicar novos conceitos.
 
http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1041

Nenhum comentário:

Postar um comentário