domingo, 1 de abril de 2018


“Não está aqui! ”

Celebrar a Páscoa é não procurar respostas, onde elas não estão. Assim, “não está aqui”, anuncia o Evangelho de Marcos, no capitulo 16,6, quando o “morto” é procurado.

Onde está? O que fizeram com o cadáver? Onde levaram Jesus de Nazaré?

A Liturgia da Palavra na Vigília Pascal nos mergulha no triunfo sobre a morte e vida de Jesus. A Páscoa é mais que “feliz páscoa”, é mergulhar na realidade de um Deus que ultrapassa o limite do “nada”, da “morte”, do “sofrimento”, do “vazio”, da “escuridão”, da “dor” e da “tristeza”. 

Na riqueza da Palavra proclamada na noite Pascal somos mergulhados no verdadeiro sentido do “não está aqui”. A Páscoa do Senhor está no ato da criação, Gênesis 1, 1-2,2, narrativa profunda do ato criador como “bom” e, nos olhos de
Deus o poder transformador e criador de tudo e de todos. Feliz Páscoa é dizer e acolher Deus, Pai, criador do qual somos dependentes e para quem devemos ser e viver. Como nos dá o exemplo, Abraão, Gênesis 22,1-18, que pela fé se põe a sacrificar seu único filho e, na obediência à Deus é abençoado. Feliz Páscoa é viver na certeza de que todo e qualquer sacrifício, na obediência a Deus é benção e n’Ele nosso refúgio.

“Não está aqui”. Não, não está na Escravidão de seu Povo que conduzido por Moisés, Êxodo 14, 15 – 15,1., sai da tutela do Faraó. Feliz Páscoa é viver a experiência de deixar-se conduzir pela força e poder de Deus para a vida em liberdade. Viver em liberdade, como diz Isaías 54, 5-14 é possuir a paz e ter a justiça como fundamento. Feliz Páscoa é viver a Paz fruto da Justiça. O que é a Justiça? O próprio Isaías, 55, 1-11, diz: “estais com sede, vinde às águas [...] com fome . . . vinde e comei [...]” Isto é Páscoa: justiça!

“Não está aqui” afirma que buscamos em lugar errado o ressuscitado. Onde encontrá-lo? O profeta Baruc, 3,9-15.32-4,1-4, nos diz que o encontramos na Sabedoria, na Lei de Deus. Desejar Feliz Páscoa é viver na Lei de Deus e ter como prêmio: a vida. Desejar Feliz Páscoa é aceitar que Deus “tire de nós o coração de pedra e nos dê um coração de carne”, Ezequiel 36, 16-17a.18-28. Com o coração novo, a Páscoa Feliz é a que crê que estamos vivos para Deus, que em Jesus morremos e n’Ele estamos vivos, como lemos na carta aos Romanos, 6, 3-11.

Desejar FELIZ PÁSCOA é acolher sem medo a novidade das novidades: “Vós procurais Jesus de Nazaré que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui”, Marcos 16,1-7. Feliz Páscoa não é desejar mais saúde, mais paz, mais harmonia, mais justiça, mais amor, mais e mais sentimentos bons e positivos como que se a morte e ressurreição de Jesus fosse um floral, um vidro de perfume, um jardim em flor, um céu azul. 

No Feliz Páscoa do Cristão está implícito seu desejo de superação da corrupção, superação da violência. Desejar Feliz Páscoa é se comprometer a gerar uma cultura de vida para todos.
Feliz e Santa Páscoa! Não se esqueça, “não está aqui”, onde está? Ele irá “à vossa frente”!

3 comentários: