domingo, 3 de março de 2013

PEDAGOGIA HUMANISTA - Parte I


CAPÍTULO IV

PEDAGOGIA HUMANISTA

O capítulo que iniciamos e os que o antedeceram despontam como uma possibilidade de orientar posicionamentos que visam quebrar paradigmas do pensamento tradicional do que seja o ato de educar.

Em Célestin Freinet, teórico tomado como base de uma proposta pedagógica humana, o ser humano aprende fazendo e faz aprendendo, no espaço em que vive, através das técnicas descritas no capítulo terceiro. Tal entendimento acha-se em consonância com a compreensão do homem como sujeito de seu aprender e isso se dá pelo tato experimental do que aprende com o que quer aprender e, sobretudo, que o aprender e experimentar se processam de forma cooperativa, conjunta.  Tais dimensões balizam condutas educacionais e filosofias da educação como geradoras de espaços de reflexões e práticas, nos quais os alunos de qualquer nível de escolarização, possam abrigar essas possibilidades de ser com os outros, junto às coisas e consigo mesmo.

Esse capítulo reflete a possibilidade de uma proposta pedagógica humana para o século XXI e tem na premissa apresentada por Hannah Arendt, no seu livro Entre o passado e o futuro, publicado em 1954, “[...]a essência da educação é a natalidade, o fato de que seres humanos nascem para o mundo” (2000, p.223) o principio básico para entender o que nessa monografia se diz por proposta pedagógica humana para o século XXI. Entenda-se como proposta pedagógica humana a educação como prática de inserção das pessoas num dado contexto cultural e histórico.

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